sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Sara²

Uma nova história   

 
Por muitas vezes Sara desobedeceu a Deus. Mas quando ela decide segui-Lo e entregar-se a Ele obtém o seu perdão e misericórdia e começa a escrever uma nova história, com um novo nome, uma nova identidade. E, como filha, torna-se também herdeira de Suas promessas.
No capítulo 17, versículo 15, Deus muda o nome de Sara, (antes ela se chamava Sarai) e faz uma promessa: “... e ela se tornará nações; reis de povos procederão dela.” (Gênesis 17:16) Imagine para uma mulher estéril, que não conseguia realizar o sonho de ter um único filho, se tornar muitas nações?
E quando não existia mais nenhuma luz no fim do túnel, quando a esperança já estava adormecida, eis que Sara dá à luz Isaque. (Gênesis 21:2)
Algo tocante em relação à promessa é que ela se cumpre, tanto na vida de Abraão quanto de Sara, quando eles têm seus nomes mudados. Seria quando de fato eles se converteram a Deus?
Pelo relato bíblico sim. “Quando atingiu Abrão a idade de noventa e nove anos, apareceu-lhe o Senhor e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-poderoso; anda na minha presença e sê perfeito.” (Gênesis 17.1) E a partir daí ele tem o seu nome mudado para Abraão.