sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Sara

Ela encontrou em Deus motivos para sorrir

Sara é uma das personagens mais emblemáticas da Bíblia. Referência de esposa submissa que fazia de tudo para agradar o marido, Abraão, ela possui muitas outras características que a iguala a mulheres da atualidade. Por muitas vezes teve atitudes não condizentes com uma mulher cristã. Ela mentiu, chegou a desconfiar das promessas de Deus, irou-se e muito contra a sua serva Hagar, chegou até mesmo a ser injusta com ela, que era menos favorecida. Mas, de um modelo imperfeito, ela tornou-se num referencial de perfeição após ter um encontro, de fato, com Deus. Talvez por isso, essa personagem tão cheia de nuances, nos leve à mais profunda das reflexões. De alguém que depois de tantas atitudes imaturas, tornou-se uma pessoa cheia de virtudes.
A história de Sara começa a ser escrita por volta de 2 mil anos antes de Cristo (a.C.), quando ela se casa com Abrão. (leia Gênesis 11:30) Esteve ao lado do marido em todas as situações, foi o seu braço direito e partilhou não apenas dos seus desafios e dores, mas também dos seus sonhos e bênçãos.
Exteriormente era uma mulher muito bonita, que despertava paixões até em governantes, mas interiormente sofria com a esterilidade, que a impedia de ter uma vida plena. Afinal, a mulher que não conseguia engravidar naquela época era rechaçada pela sociedade.
Logo após ser apresentada como a mulher de Abraão, Sara é descrita como uma mulher estéril. No capítulo de 16 de Gênesis, versículo1, a sua condição vergonhosa era novamente exposta. “Ora, Sarai, mulher de Abrão, não lhe dava filhos...”.
A todo instante, a sua humilhação era exposta. Que dor deve ter sentido essa mulher, em ver que o seu sonho não se realizava e o motivo de sua vergonha estava a todo momento sendo mencionado. E por não saber esperar em Deus, ela agiu a seu modo. Realizou o sonho de que o marido tivesse um filho, mesmo que esse filho fosse de outra mulher.