quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Lições de Raabe

Raabe tem muito a nos ensinar, porque, acima de tudo, tinha fé. Mesmo sabendo que Deus havia dado muitas vitórias a outro povo, e que sua cidade ia ser completamente arrasada por Ele, ela confiou na promessa de que seria salva. Ainda que possuindo uma crença diferente da de Israel e levando uma vida contrária aos preceitos do Senhor, ela estava disposta a aceitar sua nova condição de filha de Deus e a largar seu passado marcado.
A fé de Raabe, além de sua confiança, obediência e o cuidado com a sua família, fez dela uma mulher abençoada e sábia, pois estava certa que, recorrendo ao Deus vitorioso dos israelitas, poderia trocar um futuro de morte por anos de paz e felicidade eterna. A decisão em abandonar suas tradições, pensamentos e estilo de vida, a tirou de uma condição suja para ser lavada pela misericórdia do Senhor, tão somente porque reconhecia sua pequenez e ansiava pela grandeza de um Deus diferente de todos aqueles que servia.
O coração sincero de Raabe e suas atitudes chamaram tanto a atenção de Deus que Ele permitiu que uma estrangeira morasse junto do Seu povo, recebendo-a como filha genuína. A sede de mudança desta mulher fez com que Ele a olhasse como santa em meio àquela terra contaminada pela imundícia. Mesmo sendo uma prostituta, ela obteve a autorização do próprio Deus para ser guardada e acolhida. Logo ela, considerada desprezível pelo seu povo, fora salva e colocada junto aos outros santos de Israel (leia Josué 6:22-25).
Raabe nos ensina que mesmo que sejamos desprezados e humilhados por este mundo regado de desamor, existe sempre uma esperança para quem deseja mudar. Além disso, a força da fé desta mulher foi responsável por tirá-la da escória e da condição de inferior para tornar-se ancestral do rei Davi e do Senhor Jesus (leia Mateus 1:1-5).
A história dela também nos mostra que por mais que cometamos erros ou vivamos situações difíceis de sair, Deus espera apenas que abramos o nosso coração – por mais sujo e duro que possa ser –, para entrar e transformar o caos em nossas vidas em paz interior. E fazer das ruínas do nosso passado eternas colunas de edificação.