terça-feira, 9 de agosto de 2011

21 Dias de Jejum "Dona Cristiane Cardoso"


21 dias de jejum 1 – A Escrava

1“Pois busco eu agora o favor dos homens, ou o favor de Deus? ou procuro agradar aos homens? se estivesse ainda agradando aos homens, não seria servo de Cristo.”. Gálatas 1:10
Paulo deve ter passado por muitos mal-entendidos. Em primeiro lugar, ele foi um pouco polêmico. Em segundo lugar, ele era diferente, ele não era facilmente influenciado pela maioria. E em terceiro lugar, ele era um homem que pensava.

Você deve está se perguntando, ‘pensar, isso todo mundo faz!’ no entanto, ultimamente, mais do que nunca, vemos que não é bem assim. As pessoas pensam cada vez menos hoje em dia. A maioria está envolvida em seu próprio pequeno mundo de problemas e emoções, mas há também uma nova maioria crescendo a cada minuto. Os distraídos, que na maioria das vezes, são jovens.

Muitos jovens têm sido escravizados por suas distrações, pensando que estão “aproveitando” a juventude. Em vez disso, eles estão mesmo é a desperdiçando. Eles não estão pensando, eles estão apenas respirando tudo que o mundo tem espirrado na direção deles. Eles procuram agradar outros jovens, ser como eles, ser aceito por eles, ao ponto de facilmente desagradar a Deus.

Pessoas que pensam sabem que isso é inútil. Viver para os outros é escravatura. Quem é inteligente escolhe viver pra agradar a Deus, ser aceito por Deus, e ser como Deus. Pois essa ‘escravatura’ com certeza liberta qualquer um.
À medida que começamos esses 21 dias na fé do jejum de Daniel, eu vou meditar com você e lhe dar uma tarefa de “pensar” diariamente.  


A TP de hoje é a seguinte:
Tome 30 minutos de seu dia de hoje para pensar em tudo que você normalmente faz para agradar as pessoas, anote todas num papel, em seguida, para cada item, opte por fazê-lo pra

Deus dessa vez. Por exemplo, você gosta de conversar e estar a par da vida de outras pessoas, pensando que você está apenas sendo agradável a todos. O que Deus acha disso?Será que Ele realmente quer que você seja uma intrometida para agradar-Lo? Decida que você vai estar a par dos assuntos espirituais em seu lugar de agora em diante, procurar desenvolver mais a sua maturidade espiritual através da meditação da Bíblia, oração, e atendimento mais freqüente a uma Igreja que tenha esse espírito.



21 Dias de jejum 2 - Sem entusiasmo

” Porque, como imaginou na sua alma, assim é.” Provérbios 23: 7

Espere um minuto … do jeito que eu penso sobre mim mesma é o que eu sou … eu sou o que eu penso? O que eu penso sobre mim mesma? Quem sou aos meus próprios olhos?

Quando você começar a fazer estas perguntas a si mesma, vai entender por que você está do jeito que está. Provavelmente você  não tem se valorizado a  si mesma.

No domingo passado tive uma pequena experiência sobre isso. Meu marido havia concordado comigo que eu falaria sobre o evento do próximo domingo, quando estarei lançando meu novo livro “A Mulher-V ‘em Inglês. Eu queria correr para a minha amiga Evelyn e pedir-lhe que me ajudasse a falar sobre o evento, afinal, ela sempre esteve ali ao meu lado nestes grandes eventos que temos vindo a preparar juntas nos últimos três anos. Mas desta vez não o fiz . Eu sabia que tinha que fazer isso por minha conta.

A meio da reunião, o meu marido me chamou para falar. Eu já tinha me  esquecido disso e por um minuto, eu congelei. Mesmo assim  me levantei, peguei o microfone em minhas mãos, e disse algo que eu nem me lembro … 30 segundos depois, ele veio em meu socorro.

“Cris, você poderia ter se mostrado mais entusiasmada ao falar sobre o  evento,” ele me disse mais tarde. Ele estava certo. Não é que eu não esteja entusiasmada com o livro, mas cada vez que me pedem para falar sobre o meu próprio livro, eu congelo. Muitas vezes penso que não deveria estar falando sobre isso – mas sim os outros. E ainda assim, algo dentro de mim me dizia  que eu estava errada e foi quando eu ouvi …

“Se você não promover a si mesma, como você acha que vai Me promover?”

O Espírito Santo foi muito claro sobre isso. Eu não estava me valorizando , apesar de Ele ter se entregado por  mim. Como me  atrevia  a pensar  tão pouco de mim mesma?

TP de hoje:
Como você se vê? Não escreva isso. Ao invés, pense sobre o que Deus pensa de você e escreva isso. Hoje, esta semana, este mês, este ano e em diante, você vai se comportar como tal pessoa, aquela que  Deus vê em você. Caminhe corajosamente, fale ousadamente, comporte-se como a filha do Rei.



21 dias de jejum 3 – Assustada
 “Então Mardoqueu mandou que respondessem a Ester: Não imagines em teu coração que, por estares no palácio do rei, terás mais sorte para escapar do que todos os outros judeus.” Ester 4.13
 A história de Ester sempre foi uma das minhas histórias favoritas da Bíblia. Em primeiro lugar porque é sobre uma mulher. Não existem assim tantas mulheres que são mencionadas pelo nome na Bíblia, embora houvessem muitas mulheres na época, mas assim como hoje, poucas mulheres realmente fazem um impacto em nossas vidas. Muitas  mulheres estão tão focadas em suas próprias famílias, carreiras e vidas que seus nomes são facilmente esquecidos, sempre que precisamos estar inspiradas.
 Em Segundo lugar, Ester foi muito usada por Deus. Ela não só fez um impacto nas vidas daqueles ao seu redor – ela impactou toda a nação! Quantas mais mulheres  fizeram isso ao longo da história?
 E em terceiro lugar, Ester ignorou o  seu coração. Acho incrível quando uma mulher consegue fazer isso porque é uma das coisas mais difíceis para nós. Somos  tão emocionais, tão sensíveis, tão fracas nesse sentido … mas Ester foi contra toda a mulher que havia nela, embora num primeiro momento, ela estivesse assustada.
 O medo é algo que vem com o ser humano. Não pense que as  pessoas que  se superaram não tiveram medo no início. A realidade mostra o contrário. Se você sente medo, você está apenas a  ser humana. Quando Ester ouviu pela primeira vez sobre o que Deus estava comissionando para ela fazer, ela imediatamente entrou em pânico. Ela estava caminhando para sua sentença de morte se ela fizesse o que eles estavam pedindo para ela fazer! E isso foi quando Mordecai mandou a mensagem acima (verso da Bíblia).
 “Não pense com o seu coração …”
 Mordecai jamais poderia ter dito “Não pense que você vai escapar …”, mas acrescentou o coração lá por uma razão.
 Muitas de nós temos dificuldade em distinguir a diferença. Nós pensamos estar pensando certo e, no entanto, não estamos – o nosso coração está. Quantas vezes eu ouço as jovens dizendo que elas têm certeza que o  seu namorado foi Deus quem escolheu para elas e, mais tarde, caem numa decepção total. Não tinham a certeza, o que aconteceu então?
 Elas estavam pensando com seu coração.
 Ester tinha que pensar com a sua mente, ela teve que usar sua fé para ir à presença do rei sem ser convidada. Ela não podia sentir nada. E não foi que o que ela fez?
 “E assim eu irei ao rei, que é contra a lei, e se eu perecer, pereci!” Ester 4:16
 Sem sentimentos, sem emoções, sem auto-piedade, sem remorso, sem lágrimas – vê a diferença? Esta  tarefa  só poderia  ser feita por ela e então por quê perguntar ou refletir sobre isso? Ela teve que fazer o que ela tinha que fazer e se ela perecesse, bem … pelo menos ela fez o que somente ela poderia ter feito.
 As mulheres que usam esse tipo de fé inteligente não entram em sulcos. Elas fazem o que têm que fazer e se perder, bem … pelo menos, elas fizeram o que tinha que que ser feito. Deus proverá de alguma outra forma.Deus sempre honra aqueles que confiam nEle, independentemente do que seu coração sente. Ele honrou Ester e Ele me honrou a mim.
TP para hoje:
Faça o que você tem que fazer, não considere como você se sente sobre isso. E vá em frente, faça isso hoje já, não demore muito para fazer esta tarefa – é muito importante para você.



21 dias de jejum 4 – Nua

Hoje não tem nenhum versiculo Bíblico , a não ser o meu : ‘Está entediada e por isso envia mensagens de texto pelo celular’.



A idéia de poder enviar uma mensagem de texto no celular  quando você realmente não pode falar com alguém em um momento específico foi muito boa. Mas, assim como muitas outras boas idéias se transformam em idéias ruins, assim aconteceu com esta. As pessoas enviam mensagens de texto umas ás outras durante todo o dia e por quê? Por uma série de razões, mas principalmente porque elas não conseguem manter uma boa conversa , ou porque não têm nada melhor para fazer, estão entediadas, e por isso enviam mensagens de texto.



Me desculpe se eu estou ofendendo todos os que têm este hábito por aí  fora. Mas pense no que você está realmente fazendo. Será que nos tornamos numa sociedade que não consegue mais falar?



Quando é hora de falar, elas não sabem como. Não conseguem. Enquanto estão enviando as mensagens de texto,  são as  pessoas mais legais no mundo. Elas têm todos esses códigos legais para impressionar as pessoas .Tente sentar e conversar com elas e veja se são assim tão legais… o que você recebe é aquele olhar  com cara de peixe morto.
E aqui está a razão por que elas estão tão longe de Deus – elas não podem enviar mensagens de texto para Deus! E por isso oram ou melhor, murmuram algumas palavras aqui e ali e esperam que Deus adivinhe o que elas realmente precisam sem precisar ir muito profundo.



Elas odeiam ter que expôr como  realmente se sentem – é muito assustador descer a esse nível. Estão acostumadas a ser superficiais, acostumadas a mentir e ainda assim aqui estão elas, na presença de Alguém que sabe quando elas não estão sendo elas mesmas… elas se sentem totalmente despidas, por isso se fecham.

TP para hoje:
Se despida espiritualmente. Procure um lugar onde você possa estar sozinha  e ponha tudo pra fora diante de Deus. Ele sabe quem  você é, mas Ele não vai vir até você enquanto você não O convidar , até que você diga para Ele com seus lábios, que você precisa dEle porque …



21 dias de jejum 5 – Séria

“Então disse Jesus aos doze:”  Quereis vós também retirar-vos? “João 6:67
Eu amo esse outro lado de Jesus, aquele quase ninguém fala. Toda a vez que alguém fala sobre Jesus ou quando você assiste  um filme sobre Ele, você tem essa impressão de que Ele era o homem mais manso na face da terra. Nada O fazia irritar… mas eu me atrevo a discordar.
O Jesus de quem eu leio na Bíblia é realmente agradável e  manso, mas é também  muito zeloso e concentrado naquilo que veio aqui fazer.
Você não O vê gastar seu tempo tentando fazer amizades ou sendo compreensível com aqueles que O não compreendem.
Ele ia direto ao ponto e se a pessoa não entendesse o que Ele queria dizer, teria que o fazer eventualmente , pois Ele não ia perder tempo mastigando tudo  para você.
Não porque ele não se importava, mas porque Ele queria que pensássemos.
As pessoas que precisam receber tudo mastigado, são pessoas que não pensam.  Elas são muito preguiçosas para descobrir as coisas por elas mesmas. Geralmente as pessoas que sempre aparecem com uma nova dúvida sobre a sua fé e o pastor precisa ajudá-las pacientemente a ultrapassá-las quase todos os dias que vem á igreja. Tenho pena deles – não das pessoas, mas do pastor. E vou-lhe dizer porquê, porque tais pessoas não podem ser ajudadas. Você só pode ser ajudada quando começa por ajudar-se a si mesma.
Nesta passagem acima, Jesus tinha acabado de ouvir que alguns dos seus discípulos estavam escandalizados com algo que Ele havia falado e haviam O deixado.
Típico de pessoas que não pensam- elas se escandalizam. O mais interessante é que Jesus não tratou de fazê-los entender o que Ele quis dizer, Ele continuou dizendo ainda mais coisas  que os deixaram ainda mais frenéticos. E como se ainda não bastasse, Ele voltou-se para os seus doze discípulos e fez a seguinte pergunta: “Alguém mais quer se retirar?A porta está ali”.
Eu normalmente me pergunto como seria se eu ás vezes fizesse  o mesmo.
Provavelmente eu seria crucificada! As pessoas não aceitam este tipo de  seriedade. Elas querem uma fé suave e doce.  O tipo de fé que não faz nada por ninguém.

TP para hoje:
Pare de tentar ser boazinha demais. Concentre-se e leve a sério o que você quer. Se tiver que ser mal compreendida por isso, seja. O que você quer é mais importante do que as pessoas dizem ou pensam de si.


21 dias de jejum 6 – Solitária
“E desejava encher o estômago com as alfarrobas que os porcos comiam; e ninguém lhe dava nada.” Lucas 15:16
Por alguma razão eu acordei hoje com esta parábola em minha mente. É a parábola do filho pródigo. O jovem cresceu em uma excelente família que lhe havia dado de tudo, mas como acontece muitas vezes, isso não é suficiente para alguns. Muitas vezes as pessoas pensam que só aqueles que cresceram em uma família ruim é que se tornam rebeldes e auto-destrutivos na juventude, poucos sabem que o oposto também acontece, como no caso desse jovem. Pode-se concluir que não é sobre o tipo de família que você teve e sim quem você decidiu tornar-se.
Um dia, esse jovem decidiu que não poderia esperar mais para o seu pai morrer pra então finalmente herdar suas riquezas. Pediu-lhe sua parte da herança e saiu de casa. De repente, ele tinha um monte de dinheiro, de repente ele fez um monte de amigos, de repente ele era o homem mais popular na cidade.
Mas assim como um monte de coisas vieram, um monte se perderam também. Isso geralmente acontece quando você decide ter coisas que ainda não está pronta pra ter. Uma jovem quer tanto um namorado que o primeiro que aparece interessado nela já consegue essa valiosa posição. Logo logo ela engravida e por isso se casa com um garoto. O garoto está desempregado e bem contente. Não muito tempo se passa e ela começa a se sentir frustrada com sua vida. Ela acusa-o de não permitir que ela continue seus estudos. Ele a culpa por ter engravidado.
Um monte de coisas entraram em sua vida, e um monte também tem se perdido. Há tempo para tudo, mas se você não obedecer a essa regra, você terá que aprender de uma maneira dura.
O filho pródigo perdeu tudo o que ele tirou de seu pai, inclusive o seu respeito próprio. Ele começou a trabalhar para os outros como um escravo, só pra sobreviver. “Ninguém lhe dava nada.” O versículo acima diz. E aqui está a frase mais famosa do ser humano!
Ninguém me dá nada. Ninguém se importa comigo. Ninguém me ajuda. Ninguém pensa em mim.
É mesmo?
Então quer dizer que você faz todos os tipos de decisões erradas em sua vida e quando as conseqüências dessas decisões vêm, agora é culpa de todos?
Ah por favor!
Este jovem viveu nesse círculo inútil de sentir peninha de si mesmo por algum tempo, alimentando-se com os porcos, só chorando e reclamando de sua vida miserável. Nada aconteceu para ele, dia após dia, viveu como um otário. É isso mesmo. Enquanto ele chorava, sentia-se sozinho, e culpava as pessoas por usá-lo – nada aconteceu.
Felizmente, um dia ele usou seu cérebro e raciocinou. A Bíblia é maravilhosamente clara sobre isso:
“Caindo, porém, em si, disse: Quantos empregados de meu pai têm abundância de pão, e eu aqui pereço de fome! Levantar-me-ei, irei ter com meu pai… ” Lucas 15:17,18
O jovem só fez alguma coisa para alcançar uma mudança quando ele ‘caiu em si’, em outras palavras – quando ele pensou. Depois que ele voltou para seu pai, ele conseguiu mudar o seu futuro, independentemente de como o seu passado tinha sido.
Ah se as pessoas simplesmente pensassem mais vezes…

TP para hoje:Pare de reclamar, pare de entreter sentimento de coitada, e pare de contar pra todo mundo o que se passa na sua vida. Pense e faça algo pra mudar a sua vida.



21 dias de jejum 7 – Tola
“O tolo derrama toda a sua ira; mas o sábio a reprime e aplaca.” Provérbios 29:11
Pela manhã, quando o meu marido conduzia a reunião e orava por aqueles que queriam receber um novo coração, o Espírito Santo me revelou um presente que eu não havia notado. Ele já tinha me dado um novo coração.
Nas duas últimas semanas, alguns eventos tristes aconteceram na minha vida pessoal, que se acumularam ontem, quando o pior de tudo isso veio à tona. Mas, curiosamente, eu não estava triste ou chateada. Eu estava mesmo querendo saber quem é essa nova pessoa que de repente eu tinha me tornado.

Não muito tempo atrás, eu teria sido devastada pelas últimas notícias. Eu provavelmente teria chorado no meu quarto, em seguida, encontrado uma amiga pra desabafar tudo, só para obter aquela conversa de sempre”vou-orar-por-você-e-tudo-vai-ficar-bem”. Vamos falar a verdade, o que mais uma amiga realmente pode fazer?
Desta vez, no entanto, eu estou diferente. Eu estou forte e de certa forma, até mesmo invencível – sério! Hoje eu descobri o porquê. Eu tinha ganhado um novo coração, um coração que está sujeito à minha mente.
Sentimentos e emoções não ditam como o meu dia ou mesmo um minuto dele será. Minha cabeça está no controle, minha cabeça tem o volante, e tudo isso é devido a este novo coração.
Um novo coração permite que sejamos a mulher que sempre quisemos ser, a mulher – maravilha (Brincadeira) Mas não é para isso que nos esforçamos diariamente? Nós queremos fazer tudo e mais um pouco. Queremos estar em todos os lugares e aqui também. Queremos alcançar mais e muito mais. Nós nunca estamos satisfeitas e eu nunca quero estar satisfeita porque eu sei do meu potencial.

Mas quando minha mente era sujeita ao como eu me sentia, eu sabia tudo isso e ainda assim, quando eu precisava praticar, eu não conseguia resistir aos meus sentimentos. Meu coração ainda estava muito humano, muito fraco. Deus sabe como eu odiava isso. Eu odiava chorar sobre as coisas que eu poderia ver claramente que eram meras distrações para os meus objetivos. Eu odiava me sentir fraca e às vezes, precisar de alguém para desabafar. Eu odiava ser insensata.
Mas felizmente, aquele velho coração se foi. Eu comecei a pensar mais, usar a minha inteligência, a razão. É incrível como quanto mais você faz isso, mais você naturalmente muda para melhor. Estou nas nuvens!

TP para hoje:
Será que você pode fazer o mesmo? Será que você pode começar a raciocinar sobre seus problemas e ver se vale realmente a pena passar por eles da mesma forma como você sempre fez? Digo, mude o canal.



21 dias de Jejum 8 – Sem forma
“No princípio criou Deus os céus e a terra. A terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo…” Genesis 1:1,2
Eu lembro que eu me sentia assim aos 11 anos de idade. Eu tinha tudo pra ser feliz mas dentro de mim, eu sentia um vazio, como se um buraco estivesse se formando dentro do meu peito. Eu passei a questionar a Deus, Ele existia de verdade? De onde nós viemos? Quem sou eu?

As perguntas eram absurdas, eu não podia contar pra ninguém. Por fora eu era aquela filha de pastor ‘feliz’ mas por dentro, eu era essa menina confusa, que não conseguia fazer sentido de nada. E assim que eu chegava em casa da escola, eu procurava algo pra fazer. Era muito assustador ficar sozinha, parecia que eu ia ficar maluca com tantas dúvidas e perguntas sobre coisas que eu não conseguia entender. Eu assistia TV o dia todo. Naquele tempo não havia computadores pessoais, muito menos Internet e telefones celular.
Os meus pais não me permitiam assistir novelas, mas eu assistia todo os resto que passava na TV durante o dia. Desenhos animados, filmes e ridículos programas. Quando não havia nada legal pra assistir (nós também não tínhamos TV a cabo naquela época), eu desenhava. Já que a maior parte da minha semana era ir da escola pra casa, da casa pra escola, ir pra igreja era uma das minhas coisas favoritas. Na igreja eu me encontrava com meus amigos e era mimada pelos membros da igreja. Pra mim a igreja era só uma experiência social.
É por isso que quando eu olho pra alguns jovens na igreja, eu vejo a mim mesma. Eles estão lá, ‘indo à igreja’, mas têm esse vazio. Assim como a terra era, assim é tudo que não tem o Espírito Santo. Existe tanto potencial e ainda assim, muito pouco acontece… imagine esse universo sem forma?

Observe como a próxima parte do versículo revela o segredo de preencher esse vazio:
“mas o Espírito de Deus pairava sobre a face das águas.”

Olha como é forte! Quando Deus criou os céus e a terra nesse enorme buraco, o Espírito Santo foi o primeiro a habitá-lo!

É por isso que você se sente assim. É por isso que você não consegue entender. É por isso que você não tem conseguido mudar.

Você ainda está naquela primeira parte do versículo… você ainda está sem forma.
Pense, qual poderia ser a outra razão? Você tem tanto potencial, simplesmente não faz sentido!

Tarefa de Pensar de hoje:

Busque o Espírito Santo com tudo o que você tem, não há outra maneira. Você pode pensar que uma vez que você encontrar o marido perfeito, a oportunidade de emprego perfeita, o grupo de amigos perfeito e o corpo perfeito, você não se sentirá mais assim… não é verdade. Pense.


Esta muito forte as mensagens da Dona Cris, vou estar colocando todas aqui!
Aproveitem o maximo...

Aviso: Apartir do dia 13 não postarei com frequencia, pois estou mudando de trabalho e ficará dificil, mais não vou abandonar o blog !!
Abraço forte, e fiquem na Fé do Jejum!


Dê: Livia Vilela