sexta-feira, 18 de março de 2011

Todo mundo quer ser um Líder !!!


Quando ouvimos falar em líder, logo pensamos em alguém que é servido, alguém que é visto por todos pela quantidade de pessoas que o servem e quantidades de palmas ao encerrar o seu discurso. Imagine agora um Rei, vamos imaginar então Faraó, um homem com muitos poderes, pois era o Rei do Egito, esse poder era caracterizado pelo tanto de pessoas que serviam a ele , o povo de Deus havia se multiplicado e se tornaram escravos. Mas o verdadeiro líder mesmo estava por vir, e viria com apenas uma vara, imagina só um líder com uma vara na mão dizendo que iria libertar aquele povo e conduzi-los para uma terra prometida,  Lógico que esse líder a princípio se sentiu inseguro e duvidou que aquele povo iria crer em sua palavra.

Êxodo 4: 13  "Respondeu-lhe, porém, Moisés: "Ah Senhor! Peço-te que envies outra pessoa".

Deus não é mitido, se Ele se achasse  teria dado uma espada de ouro para Moises conduzir a galera, daria um grande navio para atravessar o mar, mas não , Ele disse" vá com aquilo que tens na mão" , ou seja, uma VARA... quer mais humildade do que isso ?.. no versículo 37 cap. 12 de êxodo diz que foram cerca de 600.000 mil homens, sem contar as mulheres e crianças. O que caracterizou ele como um homem líder  foi a quantidade de pessoas que ele SERVIA , Deus chamou ele para SERVIR ao povo e não para ser servido, ele deu o seu melhor, disciplinou  aquele povo, organizou , usou estratégias , colocou limites em tudo. 

Hoje em dia muitos não conseguem nem conviver com sua comunidade, com as pessoas do seu trabalho ou da faculdade, pois logo já arrumam rolo e confusão, imagina só ,Moisés organizou todas aquelas pessoas, foi um trabalho muito difícil e Deus confiou nele mesmo assim , pois sabia que ele dava conta do recado, a autoridade de Deus estava sobre a vida dele, foi honrado por obedecer a Deus e não ter desistido de sua missão.

Ter atitude faz toda a diferença, Moises acreditou na Palavra do Senhor, no início ele achava que não iria conseguir e isso deixou Deus furioso, se ele fosse conduzir toda aquela galera sem crer NELE mesmo seria um desastre, na primeira tentativa de abrir o mar vermelho morreria todo mundo. A pessoa que desiste é que não crê em si próprio.A vida é formada de atitude e objetivos, temos que traçar um objetivo em nossa vida e tomar uma atitude para avançar e ter a vitória.

Hoje em dia as pessoas amam cargos, adoram mandar , engrossam a voz para mostrar que mandam,  ministérios e mais ministérios para sua honra e glória,adoram ficar criticando, gostam de ficar sentados no seu trono e dar ordens,  isso está dentro do conceito de Faraó, ele não amava aquele povo,  era teimoso demais , não estava atendo à mudanças, sacrificou homens e crianças para não ter alguém  contrariando sua palavra, Ele era tão teimoso, tão teimoso que precisou de dez pragas no Egito para Moises conseguir tirar aquele povo de lá, quantas pessoas teimosas também precisam apanhar muito com a vida para poder aprender.

Há um conflito entre poder e autoridade, o conceito de poder segundo Weber é: "faculdade de forçar ou coagir alguém a fazer sua vontade, por causa da sua posição ou força, mesmo que a pessoa não preferisse não fazer."

Agora autoridade é diferente, entenda como Faraó tinha poder sobre o povo e não autoridade, Moises sim tinha autoridade. O conceito de autoridade é: "è a habilidade de levar as pessoas a fazerem de boa vontade o que você quer por causa de sua influencia pessoal."

A autoridade não pode ser comprada nem vendida, nem dada ou tomada; a autoridade diz respeito a quem você é como pessoa, e seu caráter e à influencia que estabelece sobre as pessoas.
As nossas atitudes tem que gritar mais alto do que nossa própria voz, esquece o que você acha sobre você ou teu cargo. Hoje em dia para a pessoa ser promovida em um cargo pisa no outro, faz joguinho... isso não leva a lugar nenhum, para você ser promovido com Deus o nome do jogo é outro totalmente oposto daquele que o mundo mostra, é totalmente oposto de Faraó.

Marcos 9:35 "Se alguém quer ser o primeiro, será o último e servo de todos" 

Aqui Jesus nos desafia a pensar sobre nossa posição, será que estamos repousados em nosso sublime trono ordenando para que façam ou estamos agindo servindo como Jesus serviu, Ele não só veio para servir como também para se entregar na Cruz por nós, o maior gesto de amor. Estamos totalmente por fora quando achamos que impressionamos Deus com nosso poder sobre as pessoas, só iremos fazer a diferença quando aprendemos a servir ao próximo, mesmo que seja no pouco. É difícil servir, nós não gostamos, pois  isso faz parte da natureza do homem e da carne. 

É isso que Deus gosto de mostrar...que Ele escolheu as coisas loucas para confundir as sábias.