quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Raabe

 

Ela era uma prostituta, mas sua vontade em conhecer a um Deus de quem só ouvia falar a colocou na linha genealógica do Senhor Jesus.

A Bíblia fala de muitas mulheres que tinham suas vidas voltadas a Deus. Porém, ela também cita outras que, mesmo não pertencendo ao povo de Israel, passaram a conhecer a Deus depois de situações que marcaram a história de suas vidas. Este foi o caso de Raabe, uma mulher considerada sem valor em sua terra, mas que tem muito a nos ensinar nos dias de hoje.

Raabe era uma prostituta que vivia em Jericó, uma grande fortaleza a ser conquistada pelos israelitas, na saga pela Terra Prometida, e que estava destinada à total destruição. Por pertencer a um povo inimigo de Deus, ela tinha tudo para ser como ele. ou seja, incrédula, rebelde, desobediente e cheia de amarguras e desprezo. Mas, apesar de ser conhecida, principalmente por sua fama negativa, foi justamente na casa dela que os espiões de Josué decidiram ficar hospedados, ao saírem para observar a terra (leia Josué 2:1-4).