Focalizar algo é estar com os olhos bem direcionados para o alvo sem se importar com aquilo que está à volta. É não tirar os olhos do alvo.
Na experiência de José em busca de ver os planos de Deus se cumprir em sua vida, ele não tirou os olhos do alvo. Estava bem focado em sua relação de santidade com Deus. Mesmo sendo pressionado pela mulher de Potifar (Gn. 39:7, 10 e 12) a manter uma relação ilícita com ela, José não tirou os olhos de seu Deus e dos Seus propósitos para sua vida.
É preciso ter bem claro em nosso coração a visão que Deus nos concedeu, mas também é necessário manter o foco nesse propósito e não perdê-lo de vista, mas se perdermos o foco poderá ser fatal.
Um exemplo clássico disso se refere a Pedro. Ele e os outros discípulos ficaram com medo quando viram o vulto de Jesus andando sobre as águas. Mas após Jesus se identificar Pedro o desafia: “Se é o Senhor mesmo, manda que eu vá por sobre as águas.” (Mt 14:28) Jesus lhe responde: “Então venha andando sobre as águas Pedro.” Pedro olhou para Jesus. Caminhou em direção a Jesus e não tirou os olhos Dele. Mas enquanto ia caminhando, passou a dar atenção ao vento que soprava, ficando com medo, passou a afundar.
É assim conosco também. Quando deixamos de olhar para o Senhor Jesus e esquecer seus propósitos para nossas vidas, dando mais atenção ao que está no mundo. Dando mais atenção às situações que enfrentamos, passamos a temer o nosso futuro. Sentimos-nos inseguros, desanimados e desmotivados.
Não tire os olhos do Senhor. Focalize-o em todos os momentos de sua vida, pois Ele sempre está contigo por onde quer que andares.
A promessa do Senhor para sua vida é essa: “Não te mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não te atemorizes, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus está contigo, por onde quer que andares.” (Js 1:9)
Tome posse desta verdade em sua vida e não perca o Foco, se Deus é por nós, quem será contra nós??